-
Arquitetos: Lez Arquitetura
- Área: 168 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Júlia Tótoli
-
Fabricantes: Deca, Guararapes, Líder Interiores, Montepedra, Portinari, Suvinil, Urban Arts
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apê John é uma cobertura de 168m² localizado em Águas Claras, região metropolitana de Brasília-DF. Os clientes, um jovem casal à espera de um bebê, procuravam transformar o apartamento para que estivesse de acordo com a nova fase e rotina da família, trazendo cor e alegria aos espaços. O apartamento foi batizado com o nome do integrante de quatro patas, o buldogue John.
A primeira demanda foi integrar totalmente a cozinha à área social, que conta com espaço de estar, jantar e televisão reunidos em um mesmo lugar. Demolimos a parede que fazia a divisão entre os ambientes e o espaço ganhou nova vida e amplitude. A estante vazada em estrutura de serralheria é o ponto focal da área social. O suporte giratório para a televisão permite que o equipamento atenda a todos os espaços, inclusive o escritório ao lado. Desenhamos um aparador suspenso próximo à mesa de jantar, servindo como apoio durante as refeições. O acabamento feito em moldura de chapa de aço carbono dobrada confere à peça resistência, leveza e durabilidade.
Um dos destaques do projeto é a caixa colorida que abriga a porta de entrada. Pintamos a porta e as paredes com a cor Pote de Argila, da Coral Tintas, um laranja terroso que complementa a paleta de materiais proposta e os elementos existentes, como o piso que foi reaproveitado. Na cozinha, a bancada em granito São Gabriel escovado avança a alvenaria existente proporcionando um espaço para refeições rápidas e também abriga o cooktop. Logo atrás, um armário amadeirado faz o plano de fundo, a abertura tipo “fecho/toque” permite a mimetização das portas do armário, que é visto como um elemento único.
Transformamos a antiga sala de estar em um escritório com duas estações de trabalho integradas aos demais espaços. A mesa foi desenhada para sustentar-se sem apoios. O suporte se dá pela viga metálica em “I”, na cor açaí, chumbada junto à estrutura do apartamento. Prateleiras suspensas complementam o espaço para armazenamento, onde a cliente, fotógrafa, poderá expor seu acervo. Para minimizar custos e evitar desperdícios, aproveitamos a estrutura existente da piscina, alterando apenas o revestimento interno para compatibilizar a materialidade do projeto. Ao subir a escadas, encontramos um jardim vertical ao lado da churrasqueira e um grande pergolado metálico com cobertura de vidro, para proteger e ganhar mais espaço de área coberta.
No quarto do bebê, aplicamos uma textura azul na parede principal, sobreposta com adornos afetivos que fazem parte da história da família. A ideia foi criar um quarto atemporal e sem gênero, que acompanhasse o crescimento da criança ao longo do tempo. Assim foi possível aliar o aproveitamento do existente às soluções criativas e funcionais que transformaram toda a atmosfera do Apartamento John.